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CINCO PASSOS PARA AJUDAR PEQUENOS NEGÓCIOS A VENDER MAIS.

26/1/2018

IZETTLE MOSTRA QUE FERRAMENTAS SIMPLES, COMO WHATSAPP E FACEBOOK, PODEM FORTALECER A ATUAÇÃO DA EMPRESA.

Já imaginou se todos pudessem encontrar o seu negócio no Google Maps? E se os clientes contratassem serviços pelo WhatsApp? Apesar de muito disseminadas, as ferramentas digitais ainda são um mistério para a maioria dos pequenos empreendedores, que não fazem ideia de como a internet pode ser aliada na conquista de clientes. De fato, a dificuldade de formar clientela foi apontada como o principal desafio dos pequenos negócios, em pesquisa de âmbito nacional encomendada, no 1º semestre de 2017, pela iZettle, fintech sueca com atuação no Brasil e em mais 11 países na área de serviços financeiros e soluções de pagamento.
Baseado nisso, a empresa dá cinco dicas sobre como utilizar a Internet para vender mais:

1. NEM TODOS SABEM, MAS O GOOGLE OFERECE UMA FERRAMENTA GRATUITA QUE DISPONIBILIZA AS INFORMAÇÕES DAS EMPRESAS NA PÁGINA DE PESQUISA E NO APLICATIVO DE MAPAS. A FERRAMENTA LOCALIZADA NO ENDEREÇO WWW.GOOGLE.COM.BR/MEUNEGOCIO AINDA PERMITE QUE O EMPREENDEDOR ENCONTRE NOVOS CLIENTES POR MEIO DE ANÚNCIOS NO GOOGLE OU EM SUA REDE DE PARCEIROS.

2. MUITAS PESSOAS FICAM CONECTADAS QUASE O DIA TODO NO WHATSAPP E AS EMPRESAS TÊM APROVEITADO ESSA REALIDADE PARA RECEBER MENSAGENS DE CLIENTES, COMO AS PIZZARIAS QUE ACEITAM PEDIDOS VIA APLICATIVO. PARA ISSO, É PRECISO TER UM HORÁRIO DE ATENDIMENTO E UM TELEFONE EXCLUSIVO, ALÉM DE TER EM MENTE A NECESSIDADE DE AGILIDADE NA RESPOSTA DEVIDO AO PERFIL DA PLATAFORMA.

3. HOJE EM DIA É CADA VEZ MAIS COMUM CRIAR PÁGINAS NO FACEBOOK PARA NEGÓCIOS, ORGANIZAÇÕES, PRODUTOS, ARTISTAS, CAUSAS, ENTRE OUTROS. O SEGUNDO PASSO É ATUALIZÁ-LA, RESPONDER MENSAGENS E COMENTÁRIOS E PRESTAR ATENÇÃO ÀS CRÍTICAS. PARA OBTER UM BOM NÍVEL DE ENGAJAMENTO NA SUA PÁGINA, O COMPARTILHAMENTO DOS POSTS É ESSENCIAL. OUTRA POSSIBILIDADE É INVESTIR EM ANÚNCIOS DENTRO DO PRÓPRIO FACEBOOK.

4. AS REDES SOCIAIS NÃO TORNARAM OS SITES OBSOLETOS OU MESMO POUCO ACESSADOS POR POSSÍVEIS CLIENTES. SEGUNDO A IZETTLE, ESSES CANAIS OFERECEM MAIOR CREDIBILIDADE AO NEGÓCIO, POIS QUANTO MAIS UM CLIENTE ENCONTRA INFORMAÇÕES ON-LINE SOBRE UM PRODUTO OU MARCA, MAIS AUMENTA A CONFIANÇA DELE A RESPEITO DA EMPRESA. DE ACORDO COM LOURENÇO, É FUNDAMENTAL QUE O SEU NEGÓCIO TENHA AO MENOS UMA PÁGINA SIMPLES PRÓPRIA NA INTERNET COM FOTOS E DESCRIÇÃO DE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS. MANTENHA TODAS AS FORMAS DE CONTATO DISPONÍVEIS.

5. O SEGREDO PARA UTILIZAR A INTERNET NA CONQUISTA DE NOVOS CLIENTES É DIVERSIFICAR OS CANAIS DO SEU NEGÓCIO NO AMBIENTE VIRTUAL, ACREDITA A EMPRESA. ALÉM DE ENCONTRAR NOVAS PESSOAS, MANTER CONTATO COM QUEM JÁ É FIEL É PRIMORDIAL PARA FECHAR NOVOS NEGÓCIOS A PARTIR DAS INDICAÇÕES. A ESTRATÉGIA É UTILIZAR A PÁGINA NO FACEBOOK, WHATSAPP, SITE E OUTROS CANAIS PARA AVISAR OS CLIENTES SOBRE PROMOÇÕES E PRODUTOS QUE ELES POSSAM GOSTAR, SEMPRE A PARTIR DO PERFIL DELES, RECOMENDANDO PRODUTOS RELEVANTES.

Fonte: Revista SESCON numero 344, edição de Janeiro de 2017, pag. 21.



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